terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Flamengo + Ronaldinho

Depois de um ano pífio em 2010, o Flamengo começa 2011 empolgando a nação com reforços de peso. A maior prova disso é a contratação de um dos jogadores mais populares do mundo, Ronaldinho Gaúcho, eleito o melhor do mundo por duas vezes e pentacampeão pela seleção em 2002.

Sua apresentação levou mais de 20 mil pessoas à Gávea em uma tarde de quarta-feira, mostrando a confiança que a torcida deposita no jogador, para trazer o Flamengo de volta ao caminho de títulos, depois de passar 2010 em branco.

Além do craque, o rubro-negro contratou o goleiro Felipe, para substituir a perda do Bruno (que independente do caráter, foi um grande goleiro). Lomba não conseguiu se firmar e transmitir confiança à torcida, ao time e nem ao técnico Vanderlei Luxemburgo.

Para o meio de campo, a diretoria trouxe Bottinelli e Thiago Neves, para acabar com a falta de criatividade, problema crônico desde que Pet declínou física e técnicamente (o gringo é um dos maiores ídolos do Flamengo desde a era Zico e merece muito mais respeito do que vem recebendo). O argentino, ainda é uma promessa, mas se repetir seus melhores momento na Católica, será uma grande ajuda. Já Thiago é um jogador completo, consagrado, mas que não correspondeu na última passagem pelo Brasil. No entanto, tem talento e garra para ser um dos principais, se não for O PRINCIPAL jogador deste time.

O Flamengo ainda tem carência em 3 posições. Na zaga, David e Wellington não são unanimidades e o herói Ronaldo Angelim já não se apresenta tão bem quanto antes. A lateral-esquerda é a principal preocupação, apesar da volta do voluntarioso Egídio, que fez um bom Brasileirão pelo Vitória, o jogador nunca conseguiu repetir as boas atuações no rubro-negro. Uma alternativa, caso não venha nenhum reforço para a posição, seria abrir Renato na ala e segurar um volante, como terceiro zagueiro.

O centroavante, ainda é uma polêmica. Deivid começou 2011 como terminou 2010, sem boas atuações. Apesar do gol contra o América, erra mais do que acerta. No entanto, sabe-se que tem potencial, baseado em suas passagens por Santos e Corinthians. Wanderlei animou a torcida nos primeiros jogos, mas ainda não é uma realidade, assim como Diego Maurício, que se ficar no Mengão, serve melhor como segundo atacante do que como goleador. A torcida ainda continua com saudades de Adriano e Vágner Love, sempre cogitados para voltar a qualquer momento. mas tratam-se de reforços difíceis, devido a altas multas contratuais.

Outro "golaço" da diretoria foi a permanência de Léo Moura e Williams, que apesar de um 2010 aquém das suas capacidades, são peças-chave e ídolos da nação. Maldonado é outro que fica e que pode render mais e ser muito útil ao rubro-negro.

A presidente Patrícia Amorim mudou a tática de 2010 e foi às compras. Parcerias ajudam a manter a austeridade, mas ninguém sabe realmente as cifras que saem do Flamengo para o pagamento dos salários. O fato é que era necessário mudar o que foi realizado no último ano, caso contrário a situação da diretoria perante a torcida ficaria insustentável. O projeto de 2011 pode até dar errado, mas o problema não será omissão. Mas se o time der liga e a torcida jogar junto, o rubro-negro tem tudo para conquistar muitos título neste ano, mesmo com a ausência do Maracanã.

Abaixo, a camisa usada por Ronaldinho em sua apresentação:


Nenhum comentário: